ANTÓNIO LUIS artista plástico



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CURRÍCULO DO ARTISTA

António luís Teixeira Guedes

Data de Nascimento: 1 de Outubro de 1984

Local de Nascimento: Chaves

Residência: Chaves

e-mail:
niggacompany@hotmail.com

Formação: frequentou o curso de Artes na
Escola Secundária Dr. António Granjo, o qual concluiu o 12º ano de escolaridade naquela área, tendo se assumido com um estilo de pintura autodidata.

Estilo de pintura: surreal/figurativo.

-Iniciou a sua carreira artística aos 14 anos de idade, exprimindo-se nos graffitis, através de letras elaboradas com fundos à mistura, passando para outro tipo de temas usando sempre a técnica de spray, começou a ser solicitado para execução de vários trabalhos de decoração de interiores, bem como lojas, bares e outros. Face a esta transformação, iniciou-se na pintura aos 16 anos de idade onde impôs sempre a sua marca vinda da técnica dos graffitis, traços expressivos, espontaneidade,o movimento das formas e cores fortes.Acabando por descobrir em si o seu estilo do mundo surreal até ao momento.
Actualmente impõe-se na pintura, não abdicando de vários trabalhos de graffitis do qual é solicitado regularmente, bem como de várias obras em certos materiais, exemplo de pintura de vestuário e em ovos de avestruz.


Participação em exposições individuais/colectivas e concursos de pintura:

2000

-Postais de Natal, Escola secundária Dr. Júlio Martins, foi-lhe atribuído o 1º prémio do concurso realizado no ano lectivo 1999/2000.

-Artes plásticas “Água é Vida”, escola secundária Dr. Júlio Martins, foi-lhe atribuído o 1º prémio do concurso realizado também no ano lectivo 1999/2000.

2002

-III Exposição de arte jovem, organizada pela associação Interact Clube de Chaves, espaço polis em Chaves, onde lhe foi atribuído o 1º prémio a 29 de Junho de 2002.

2004

-Concurso de pintura, realizado em Fevereiro de 2004,inserido nas comemorações dos XIX séculos da Ponte Romana de Trajano, o qual foi premiado com o 1ºlugar a 8 de Julho de 2004.

-Participou também em várias exposições colectivas na sua escola, em 2001,2002 e em 2004.

-De 23 de Agosto a 7 de Setembro de 2004,participou numa exposição colectiva de género figurativo “imagens e artistas”, onde participaram alguns pintores já conhecidos e com vasta experiência neste ramo, entre eles Carneiro Rodrigues entre outros.

2006

-A primeira exposição individual, titulada como “Um corpo diferente” , teve patente de 9 a 27 de Fevereiro 2006 na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves. A qual teve bastantes visitantes de várias faixas etárias. Tiveram expostas 26 obras, de estilo surreal figurativo.


-De 6 a 31 de Março de 2006,expôs no Espaço/Arte Nadir Afonso 17 obras, a qual deu grande incentivo ao nível de arte aos alunos da própria Escola E.B.2,3 Nadir Afonso, Chaves.


-A sua primeira exposição fora da sua terra, decorreu de 15 de Maio a 6 de Junho de 2006,na galeria de novos talentos no centro comercial Dolce Vita no Porto, contando com a participação de 15 0bras, as quais feitas a óleo e acrílico sobre tela.

2009

-Participou nas III jornadas culturais de Vilas Boas de pintura ao ar livre, realizadas em 25 e 26 de Julho de 2009, onde lhe foi atribuída uma Menção Honrosa.


-Participação no 2º Encontro de Artes de Boticas - Pintura ao Vivo, a 8 de Agosto de 2009.

2010

- Participou nas IV jornadas culturais de Vilas Boas de pintura ao ar livre, realizadas em 7 e 8 de Agosto de 2010, onde lhe foi atribuído o 3º prémio.

-Frequentou o Atelier de Pintura no Centro Cultural de Chaves orientado pelo (Pintor) Mestre Reis, inserido no Bienal de Arte, entre 27 a 30 de Setembro de 2010 onde executou uma obra individual tema livre e uma colectiva com o Pintor e os restantes alunos.




2011

- Participou na exposição colectiva de Pintura, escultura e fotografia de “Artistas flavienses” na sala multiusos do Centro Cultural de Chaves, onde se representou através de duas obras, tendo decorrido no período compreendido de 8 a 30 de Julho de 2011.

- Exposição individual com quatro obras num pequeno bar da cidade de Chaves (1/4escuro bar), tendo esta exposição como objectivo despertar num público mais jovem o interesse desta vertente de arte, tendo a mesma decorrido durante o mês de Setembro de 2011.

3 comentários:

  1. António Luís
    És magnifico, já há longos anos que somos amigos e nem sequer sabia de metade dos teus trabalhos, adorei-os todos, tivesse eu dinheiro para adquiri-los, pois penso que vais ter um grande sucesso com o a exposição digital que tens montada, ou seja, os teus trabalhos serão difundidos como nunca e mais valorizados, pois o que é original e criativo tem que se destingir, não como melhor, mais sim como diferente e único.
    Parabéns pelo teu lado artista e pelo que proporcionas aos admiradores de arte e criatividade.
    ass.José Chaves

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!������ Que talento!!!��

    ResponderExcluir